terça-feira, 12 de maio de 2009

Rio 2016: Vc apóia?



Tá bom, você pode até pensar que eu sou do contra e coisa e tal, mas será esse um bom momento para se pensar em Olimpíadas no Rio de Janeiro?
Esse argumento usado nas 3 esferas de governo, de que sediar as Olimpíadas e até mesmo a Copa do Mundo, trará melhorias para a sociedade cai por terra sem muito esforço. Basta lembrarmos da herança do Pan 2007.

O que aconteceu com o Parque Aquático Maria Lenk? A promessa era de que ele seria usado para inclusão social e esportiva de crianças e adolescentes. O que se vê hoje? Está lá pra quem quiser conferir: abandono total. Com exceção da maquiagem que foi feita por conta da visita da comissão julgadora do COI. Utilidade nenhuma às custas do dinheiro do povo.Isso sem falar nas águas paradas que serviram de "Jardim do Éden" para mosquitos da dengue.
O que aconteceu com a Arena Multiuso do Pan, onde foram disputadas, entre outras modalidades, as provas de Ginástica Artística? A promessa era que seria usada para treinos e promoção de campeonatos estaduais e nacionais. O que se vê? Está cedida para uma empresa que a explora promovendo shows e eventos auferindo lucros particulares com equipamento público. Sim, ela paga um taxa para usar o espaço, mas o que a sociedade ganha com isso? Mais uma casa de shows? Não poderia ter sido construída com recursos particulares, já que visa ao lucro comercial? E será que é de mais uma casa (Caríssima!!!) de shows que o povo precisa? Porque a construção disso saiu do meu, do seu, do nosso bolso e com certeza ainda foi superfaturada, não tenhamos dúvida disso.
A Vila Olímpica é um semi deserto que, na minha modesta opinião, serve apenas de marco que divide Jacarepaguá e Barra da Tijuca, tal qual os arcos que separam a Ataulfo de Paiva no Leblon da Visconde de Pirajá em Ipanema. A única diferença é que o segundo custou bem menos que o primeiro. E por aí vai...

De mais a mais, os hospitais melhoraram? Em nada mesmo, até porque a saúde dos atletas foi deixada à cargo de uma empresa particular de planos de saúde...e o povo que se vire até hoje.

A Segurança Pública melhorou? Em nada mesmo, pois o que se viu foi uma segurança privada usando aparato da força pública! A impressão que eu tive na ocasião, era de que para a Segurança Pública, o Rio de Janeiro resumia-se à Barra da Tijuca, Z.Sul e demais locais de competição. O resto do povo? Que povo? "Ah, sim aqueles que de tempos em tempos votam em nós...Ué, estamos em eleição? Ah, então o povo que se...." (não vou escrever o resto porque não acho interessante palavras de baixo calão aqui no blog...)

O trânsito melhorou? Em nada mesmo, até porque eles dividiram a cidade em faixas onde os atletas e comissões pudessem trafegar livremente, enquanto o 'resto' do povo tinha que conviver com o agravamento do caos provocado por essa 'solução'. Moramos em um cidade cada vez mais bipolarizada entre Z. Sul e Barra e sequer temos metrô que as ligue!!!! Aquele ônibus 'engana trouxa' não conta.

Enfim... foram gastos mais de 3,5 bilhões de reais ( vc tem alguma noção de quanto dinheiro isso representa?) da União, Estado e Município em infra-estrutura(?), obras geniais e gigantescas, que serviram apenas para mostrar ao resto do mundo um Rio de Janeiro que, na verdade, não existe. Agora imagine se todo esse dinheiro fosse investido no que realmente interessa? Saúde, Educação, Segurança Pública, Transporte, geração de empregos, financiamento de moradias populares, saneamento básico...a vida de todos nós seria muito melhor.

Quem vai se promover com esses jogos? Nossos atletas? Não creio, pois no Pan eles deram um show e mesmo assim a maioria continua sem patrocínio, sem incentivo algum, correndo o risco de terem que abandonar as competições por falta de condições. O esporte do Brasil não melhorou nada. Se o futebol que é paixão nacional, não anda bem das pernas, imagina o resto...O povo ganha alguma coisa? A festa e olhe lá, mas se você está interessado só nisso, esse, definitivamente, não é o blog mais indicado para você...rs.

Assim sendo, não vejo razão nessa panacéia olímpica, recheada de falácias de políticos que querem embolsar em tudo, porque quanto maior for o factóide, mais eles embolsam. Acho que já cansaram do mensalão, querem algo mais rentável e travestiram de espírito olímpico. E tome chicote no povo!

Nenhum comentário: