quarta-feira, 13 de maio de 2009

Voto Em Lista: O novo Engodo Eleitoral!

Se você tivesse que votar em um desses partidos, ao invés de pessoas, em qual votaria? Por quê? Pois esse é o assunto em pauta no Congresso Nacional. Pois é, às vésperas de mais um ano de eleições, nossos ilustres parlamentares estão tentando mudar as regras do jogo.
Segundo o ministro da justiça Tarso Genro, o voto em lista será votado ainda esse ano. Se aprovado, nós termos que votar na sigla do partido, e não mais no político em si. Após as eleições, os partidos que conseguirem eleger cadeiras no quociente eleitoral, elegerão os seus representantes.
Na prática significa que nem ao menos o direito de escolher o corrupto que mais nos agrada, teremos mais. Voto com consciência então será mais impossível do que já é, afinal o que os partidos pregam são ideologias, mas como diferenciá-las se os partidos estão cada vez mais parecidos entre si?Esse é só mais um exemplo de como os políticos trabalham. Apenas em favor de interesses excusos.

O voto em lista fere o direito da democracia, e não há no horizonte nenhuma entidade importante reclamando da mudança. OAB, ABI e demais entidades nada falam, nada dizem, nada comentam sobre o tema. Parece que queram pegar o povo desprevenido e com pouco tempo para se informar a respeito ou mesmo entender como isso extamente funciona, beneficiando-se assim com a eleição de elementos cada vez mais supeitos cujos nomes só saberemos em momentos desagradáveis.

Agora deixo aqui a pergunta que não quer calar: Por que não refazer o Título de Eleitor coclocando nele a foto tão necessária, como forma de evitar esse que é, atualmente, o maior veículo de fraude eleitoral? Assim, melhoraríamos em muito a qualidade do pleito e nossos parlamentares não precisariam 'se preocupar' com medidas tão mirabolantes para burlarem nossos direitos. Mais um chicotada no lombo do povo! Assim, morreremos todos no tronco da servidão cega. Precisamos ficar alertas.


Até o próximo post.

Nenhum comentário: